O Papel do Sindicato na Atual Relação de Trabalho

Publicado em 22/04/2003

No contexto mundial da década de 1970, o capitalismo nos países centrais passou por mudanças. O fordismo na produção associado ao keynesianismo na regulação da sociedade encontravam seus limites como modelos a serem seguidos no capitalismo. As indústrias se organizavam em função do fordismo. Nele, os trabalhadores realizavam poucos movimentos repetitivos enquanto o objeto a ser trabalhado chega a eles. Para que o fordismo fosse implantado era necessária uma aliança com os trabalhadores, pois, acostumados ao trabalho mais artesanal, era difícil faze-los aceitarem o trabalho repetitivo em que suas habilidades de artesãos não eram centrais o que também significava perda do controle sobre o trabalho e seu ritmo, que passa a ser ditado pela esteira.

Para compensar tais perdas, as grandes empresas tinham de dar uma compensação material para os trabalhadores, mas apenas os setores da produção massificada estavam dentro dessa lógica. O keynesianismo como forma de regulamentação da sociedade propunha o Estado de bem-estar social. O papel do Estado era levar para outros setores da sociedade, menos inseridos na lógica fordista, parte dos ganhos materiais do sistema, procurando evitar conflitos sociais intensos.

As relações entre capital, trabalhadores e Estado eram muito bem definidas. Na década de 70, contudo a crise do petróleo (um combustível fundamental na produção) foi o estopim para mudanças consideráveis na produção e na regulação da sociedade. O capital não podia mais contar com quaisquer desperdícios e precisava dinamizar o processo produtivo e o tempo de giro dos investimentos. As relações firmes entre os três agentes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.