O Papel do Estado na Jurisdição Voluntária

Publicado em 05/08/2006

Por não haver conflitos e os interessados não terem o que contestar, a jurisdição voluntária não possui contraditório; pois, se tivesse, seria considerada jurisdição contenciosa.

Sendo assim a jurisdição voluntária consiste na tutelação dos interesses não em conflitos para proteger os titulares interessados.

Ao analisar o conceito de jurisdição voluntária, Moacyr Amaral Santos diz que "pode-se conceituar jurisdição voluntária como administração de interesses privados pêlos órgãos jurisdicionais." (2002, p. 79).

Quando o Estado intervém, através do juiz, para realizar as funções da jurisdição voluntária, não atua com o escopo de fazer observar a ordem jurídica, nem para decidir um litígio ou pretensão. Sendo assim, torna-se evidente que a jurisdição voluntária nada tem de jurisdicional, porque os atos exigidos para alterar ou integrar uma relação jurídica não se incorporam no interesse de agir, consistente na necessidade da tutela por incerteza sobre uma relação jurídica, ou por lesão a direito individual.

A providência que se requer do juiz na jurisdição voluntária não se origina de uma lesão a direitos individuais, mas da modificação ou constituição de uma relação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.