O Imaginário dos Juristas

Publicado em 19/06/2003

Os juristas possuem uma confiança tão grande no direito que somente a partir de Kelsen conseguem falar de uma teoria geral do direito. Para todos os efeitos o estudo do direito positivo estatal se chama doutrina. Mas toda doutrina é comprometida com valores, princípios e uma forma de ver o mundo. A doutrina observa como as coisas devêm ser.

Mesmo assim aqueles que aceitam a doutrina afirmam que tanto o direito positivo quanto a linguagem sobre ele são neutros, eqüidistantes e não comprometidos, já que o direito busca o bem comum e a doutrina uma explicação neutra.

O imaginário dos juristas entende então o direito e sua doutrina como assépticos, um conjunto de normas que traduz o melhor para a sociedade. O direito serviria para como um produto de limpeza para as sujeiras do mundo e sujos seriam os pobres e diferentes, alienando e tratando-os de forma que permaneçam em seus lugares "naturais".

2.1 – A história: uma invenção dos filósofos

O tempo é uma medida cronológica e externa dentro da qual se passam os acontecimentos, como não são os homens que fazem o tempo já que este é um elemento externo, a história é um relato, o passado recontado. Buscar no imaginário dos juristas encontrar a história como algo que institui o real, como algo que constitui idéias para o futuro é algo, segundo o autor, que não cabe aos homens práticos e realistas que trabalham na justiça.

2.2 – A transparência padronização da linguagem

Mesmo tendo a linguagem como seu instrumento de trabalho, o jurista não é capaz de produzir, mas sim usa uma linguagem padronizada, que não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.