O Imaginário dos Juristas

Publicado em 19/06/2003

A produção dos juristas é farta, mas em termos de repetição já que visam somente analisar a forma de se interpretar fora as edições comentadas sobre a Constituição por exemplo. Temas que possuem interpretação controvertida também são bem aceitos pelos juristas de plantão que cada editora possui. A maioria são guiados pela sua lógica que é a da lei e a da autoridade. Existindo sempre alguns iluminados que são incansavelmente citados para respaldar os argumento colocados pelo autor do trabalho. Entre os juristas há uma rede de citações recíprocas, um ritual de etiqueta e não um procedimento rigoroso.

Assim se reproduz e se ratifica este imaginário, marcada pelos temas relativos à análise das normas, às melhores soluções para problemas específicos oriundos de novas leis e pelos enormes compêndios de análise de códigos. Não há direito para os juristas, o que existe são leis, assim nossas faculdades não são de direito, são escolas técnicas de leis.

2.7 – Caminhos vislumbrados

O que fazer diante de um imaginário desses? As modificações que são tentadas nos cursos e currículos tem feito algum resultado apenas em alguns cursos de pós-graduação.

È necessário que reconheçamos, na diversidade, que trabalhamos com paradigmas diferentes que não se encaixam com a visão costumeira dos juristas. É preciso também reconhecer que paradigmas alternativos só podem ser implantados por via de soluções alternativas. O problema é que o isolamento ainda é predominante.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.