O ICMS e a Substituição Tributária, Análise Conjunta com o Artigo 150, § 7º da CF/88

Publicado em 01/03/2004

O ICMS E A SUBSTITIÇÃO TRIBUTÁRIA, ANÁLISE CONJUNTA COM O ARTIGO 150, § 7º DA CF/88.


I - INTRODUÇÃO

Inicialmente, vale lembrar que a substituição tributária é o instituto que em virtude de lei, obriga o sujeito passivo indireto pelo recolhimento do tributo incidente sobre o fato econômico do sujeito passivo direto, ou seja, esse instituto responsabiliza outro que não o sujeito passivo direto, pela obrigação tributária.

As empresas distribuidoras de bebidas, medicamentos, pneus, cimento e combustível, dentre outras, no exercício de seus objetivos sociais, submetem-se ao Regime de Substituição Tributária, em face do qual a distribuidora figura sempre como contribuinte substituído e o fornecedor (geralmente uma fábrica) como contribuinte substituto.

Tal sistema, na prática, resume-se em verdadeira delegação de responsabilidade impingida aos fabricantes de determinados produtos. Assim, por um malabarismo legal que retrata pura ficção para fins tributários, o ICMS incide antes da efetiva circulação da mercadoria, que se efetivará por ocasião de sua revenda. Mas isso já não se pode vislumbrar nenhuma inconstitucionalidade, pelo menos após o advento da Emenda Constitucional nº 03/93, que inseriu o § 7º no art. 150 da CF/88.

Cumprindo normas infraconstitucionais impostas pelo fisco, os contribuintes substitutos, no ato da venda de seus produtos às distribuidoras, além de cobrarem o ICMS normal da pertinente operação de venda, calculam e cobram, também, antecipadamente, o imposto que caberia às distribuidoras recolherem no futuro,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.