O Homem de Cabeça de Papelão – João do Rio e a Sociologia de Émile Durkheim

Publicado em 28/08/2005

Antenor com a cabeça de papelão, que regulava de conformidade com a sociedade solar, agora era considerado normal, com importância social. Sua anomalia era sua própria cabeça – sua personalidade, sua consciência individual.

Antenor, o menino do País do Sol que era considerado anormal diante daquela sociedade, agora se via um homem de influência, onde sua ascensão social o fazia esquecer do passado, era o modelo da felicidade e regulava admiravelmente. Antenor estava totalmente integrado à felicidade.

"...a vida social não é outra coisa que o meio moral, ou melhor, o conjunto dos diversos meios morais que cercam o individuo." (3)

Passaram-se anos. Quando Antenor ao trafegar diante daquela relojoaria que havia deixado sua cabeça, a mesma veio-lhe a lembrança, e imediatamente foi buscá-la. Quando se deparou com aquele negociante, o mesmo dizia que esperava por Antenor ansioso e admirado da sua ausência. Aquele negociante, via a cabeça de Antenor, como uma cabeça admirável, uma perfeição.

Percebemos que não só a mãe de Antenor o reconhecia como bom, mesmo quando justificava a sociedade que ele era doido. O negociante disse a Antenor, que sua cabeça era admiravelmente perfeita. Ele também reconhecia a perfeição da cabeça de Antenor, sua consciência individual, sua integridade moral. Mas diante de uma sociedade com tamanha coercibilidade, não somente a mãe, mas também o negociante tinha que "andar" paralelamente a ela, caso contrário, teria a ruína como resultado inevitável. Assim vemos que,

"É necessário, pois que a consciência coletiva deixe descoberta uma parte da consciência individual, para que nela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.