O Flagrante Preparado no Crime de Concussão

Publicado em 25/02/2005

O Presente trabalho foi dividido em três capítulos para que houvesse uma melhor compreensão do tema proposto, sendo que no primeiro explanou-se sobre o flagrante preparado, enfocando o posicionamento da lei, da jurisprudência e da doutrina, verificando assim que é pacifico o entendimento de não ocorrência dessa modalidade de prisão, pois a ação do agente no momento da preparação do flagrante está viciada ante o ardiloso induzimento ao crime.

No que tange ao crime de concussão, focalizou-se o período histórico até os dias atuais, bem como se observou que o sujeito ativo desse crime só pode ser funcionário público, admitindo a participação de pessoas não qualificadas funcionalmente. Quanto ao sujeito passivo, ficou demonstrado que o Estado é o titular do interesse protegido e violado pela lesão do dever de integridade que deve nortear a atividade estatal, sendo que no plano secundário, apresenta-se como sujeito passivo, o particular, vitima, da exigência do funcionário. Vislumbrou-se que o elemento normativo do tipo é o dolo, que consiste na vontade de exigir a vantagem, sabendo ser ela indevida. No que se refere à característica do crime, verificou-se ser ele um crime formal, visto que ele se consuma com a simples exigência da vantagem indevida no momento em que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo, não se exigindo, para a consumação do delito, o fim visado pelo agente, ou seja, a obtenção da vantagem indevida.

Ao tratar sobre o flagrante preparado no crime de concussão, fez-se necessário realizar uma análise quanto à classificação dos crimes, verificando assim, que se dividem em crime material, de mera conduta,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.