O Flagrante Preparado no Crime de Concussão

Publicado em 25/02/2005

2.1) Conceito:

O legislador brasileiro inseriu o crime de concussão nos crimes contra a Administração Pública, e o posicionou no artigo 316; definindo da seguinte forma:

"Art. 316. Exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida".

O delito é denominado "concussão", que deriva do latim concutere, o qual significa o fato de o "autor sacudir uma árvore para fazer cair os frutos". De acordo com o conceito tradicional, trata-se de uma forma de extorsão cometida pelo funcionário público, com abuso de autoridade, contra particular, exigindo desse, vantagem indevida.

2.2) Considerações Gerais:

De acordo com o doutrinador Luiz Regis Prado in sua obra "Curso de Direito Penal Brasileiro", o delito de concussão teve seu nascedouro no Direito Romano, pois, segundo o costume daquele povo, não se concebia qua altos funcionários do Estado recebessem alguma recompensa para cumprirem seus deveres de cidadãos. Entretanto, como tal costume foi aos poucos se enfraquecendo, passou-se a proibir por lei que os funcionários públicos romanos recebessem dinheiro (pecunias capere), permitindo-se, em caso de indevido recebimento, a interposição de ação de repetição.(Prado, 2001, págs. 376/377).

A questão ensejou mais atenção para o governo romano com a conquista de territórios ultramarinos, onde seus intendentes cometiam abusos de poder, praticando extorsões e indevidas exações, havendo reclamações das províncias hispânicas junto ao Senado Romano, o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.