O Flagrante Preparado no Crime de Concussão

Publicado em 25/02/2005

Crime putativo por erro de tipo;

Crime putativo por obra do agente provocador.(Jesus, 1999 pág 199).

Para o presente estudo, o que interessa é a terceira modalidade, ou seja, crime putativo por obra do agente provocador.Ocorre essa hipótese, quando alguém provoca o agente de forma insidiosa a prática de um crime e ao mesmo tempo, toma providências para que o crime não ocorra.

Nesse, caso, o doutrinador Nelson Hungria, afirma que "somente na aparência é que ocorre um crime exteriormente perfeito. Na realidade, o seu autor é apenas um protagonista inconsciente de uma comédia".( Apud ). Nessa espécie de delito, o elemento subjetivo do crime existe, mas, sob o aspecto objetivo, não há violação da norma penal. A razão dessa ardilosa preparação tem como objetivo a averiguação de delitos anteriores. O Publicista Nelson Hungria assevera, ainda, que o "sujeito desprevenido opera dentro de uma ilusão, pois, ab initio, a vigilância dos agentes policiais torna impraticável a real consumação do crime". (Apud).

O professor Damásio comunga com o posicionamento de Nelson Hungria, pois para ele:

"A inidoneidade não reside no meio empregado pelo sujeito nem do objeto".Todavia, a impossibilidade de o crime vir a ser praticado existe no conjunto das medidas preventiva tomadas pelo provocado, no conjunto das circunstâncias em que o fato deve ser realizado. O doutrinador Damásio de Jesus, citando o douto Aníbal Bruno asseverava que "o sujeito é posto em situação de cometer o delito pretendido, irrealizável, entretanto, pela vigilância que se exercia sobre ele. Embora o sujeito não saiba, sua conduta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.