O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

Impende salientar que quando o douto alemão fala acerca de não tratar o delinquente como pessoa, não está, de forma alguma, lhe dando o atributo de “coisa” como alguns equivocadamente interpretaram. O autor entende que o inimigo deve ser tratado como indivíduo e não como pessoa, visto que rompeu o contrato social de forma que não oferece mais expectativas suficientes de conduta diversa.

O conceito de “pessoa” e “indivíduo” estabelecido por Jakobs tem forte inspiração na obra de Niklas Luhmann, segundo a qual somente o homem que  vive em sociedade está, necessariamente, vinculado às leis proibitivas e permissivas, sendo assim, sujeito de direitos.

Para Jakobs a concepção de pessoa é definida juridicamente e se consolida à medida que o homem livre e consciente se comunica com a sociedade, estabelecendo um sistema de direitos e deveres, fato gerador de expectativas normativas de comportamento, logo, a “pessoa” não é um ser criado pela natureza, mas um ser social.

Indivíduo, por outro lado, é o ser humano puro e simples, que não “assinou o contrato social”. Assim, o homem é indivíduo e ao se integrar à sociedade, torna-se pessoa, conforme orienta o penalista alemão:

‘Pessoa’ é algo distinto de um ser humano, um indivíduo humano; este é o resultado de processos naturais, aquela um produto social (do contrário…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.