O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

De maneira contrária, o marquês Beccaria, partidário do sentimentalismo de uma humanidade afetada (compassibilitas), defendeu que toda pena de morte é contrária ao direito porque não poderia estar contida no contrato civil originário; pois neste caso cada um no povo consentiria em perder sua vida caso matasse um outro (no povo), mas esse consentimento é impossível, porque ninguém pode dispor de sua vida. Tudo isso é sofisma e deturpaç ão do direito. (KANT, 2013, p. 121, grifos do autor).

Para Immanuel Kant, o ponto levantado por Beccaria carece de sentido porque o apenado não tem imputada a si uma condenação por querer, mas por praticar uma conduta punível. Se este concorda com a pena cominada no diploma legal é irrelevante, uma vez que não é o legislador (KANT, 2013). O agente submete-se à aplicação da sanção no momento em que comete o crime, não sendo ele quem dita a pena, pois, esta atribuição é do Poder Judiciário.

Jakobs preferiu se afastar da ideia de Rousseau de que todo o criminoso é inimigo e se aproximar do entendimento de Hobbes e Kant, que conheciam um Direito penal do cidadão e do inimigo (JAKOBS, 2007). Aquele contra os que não delinquem de modo persistente e por princípio e este contra quem se desvia por princípio e nega a validade da norma.

Para…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.