O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

É de bom alvitre perceber que a teoria do professor alemão é pautada plenamente no Estado de Direito e a supressão de alguns direitos fundamentais, como a liberdade, dos ditos “inimigos” se dão apenas num momento em que entram em colisão com os direitos fundamentais de outras pessoas como a vida ou a integridade física.

Ademais, essas supressões não são sugestões de normas a serem criadas, mas apenas o apontamento de legislações com alto peso penal já existentes nos Estados Democráticos.

Nota-se que a doutrina e os tribunais constitucionais rechaçam veementemente o Direito Penal do Inimigo, mas não se manifestam sobre as leis com características deste Direito Penal, ou seja, materialmente se admite, formalmente não. Diante disso, Jakobs não acredita que a corrente do garantismo penal seja a única capaz de proteger os direitos fundamentais, vendo o Direito Penal do Inimigo como uma opção mais adequada à realidade.

Tanto isso é verdade que se fôssemos admitir apenas regras em consonânci a com o Direito Penal Liberal, seria necessário revogar, ao menos parcialmente, diversas normas como a Lei Maria da Penha (11.340/2006), a Lei de Drogas (11.343/2006), a reincidência (art. 63 do Código Penal), além de crimes como os de terrorismo (Lei 13.260/2016), associação criminosa (art. 288 do Código Penal), organização criminosa (Lei 12.850/2013) bem como as prisões temporária (Lei 7.960/1989) e preventiva (art. 312 do Código de Processo Penal).

Ademais, também não poderia mais existir a antecipação da tutela penal…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.