O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

Da tessitura dos aspectos apresentados, ainda que Nietzsche não tenha aderido a nenhuma doutrina senão a própria, dessume-se que tanto o filósofo quanto Günther Jakobs possuem um pensamento relativamente parecido no que tange à oposição à igualdade apregoada pelos iluministas; à definição semelhante sobre a função do Direito Penal; à rejeição à tortura; à constatação de um tratamento diferenciado em determinadas circunstâncias; à ideia de que as leis penais refletem o estado da sociedade etc.

 

  1. A REAÇÃO DA DOUTRINA AO DIREITO PENAL DO INIMIGO


  

O pensamento do professor alemão não foi bem recebido pela doutrina, seja a nacional, seja a internacional. Desde a época em que tais proposições estavam apenas no campo das discussões, já questionavam a sua legitimidade e com o lançamento do livro as críticas se intensificaram.

Apesar do alto volume de juristas que rechaçaram suas ideias, Jakobs já previa que haveria uma oposição e não demonstrou se importar com elas, deixando  claro nas primeiras páginas da obra em estudo:

O que se pode vislumbrar na discussão científica da atualidade a respeito deste problema é pouco, com tendência ao nada. É que não se pode esperar nada daqueles que buscam razão em todas as partes, garantindo-se a si mesmo que a tem diretamente e proclamando-a sempre em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.