O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

Cumpre observar que neste escrito Nietzsche não lança apoio ao ideal de justiça distributiva, consolidada por Aristóteles, que inspirou o conhecido princípio da igualdade material, presente no Direito Constitucional. Para Aristóteles, os desiguais devem ser tratados de forma diferenciada, para que, assim, alcancem a igualdade enquanto que para Nietzsche o tratamento desigual deve ser dado sem objetivar a promoção da igualdade.

O filósofo alemão não compartilhava dos ideais de Aristóteles, Beccaria e dos iluministas sobretudo porque estes não levavam em consideração as diferenças entre os homens, em sua visão, a desigualdade é natural e, até mesmo, necessária à sociedade.

Procedendo à crítica das práticas e atividades dos operadores do direito, Nietzsche iça o questionamento de que se é certo que os criminosos não são iguais, as penas deveriam, então, variar, seja para mais ou para menos. O que se desviasse desta concepção não poderia ser justo.

Ademais, para Nietzsche, algumas das ideias do período iluminista serviram apenas para enfraquecer a sociedade, tornando-a demasiadamente delicada:

Finalmente, em condições muito pacíficas há cada vez menos ocasião e necessidade de educar o sentimento para o rigor e a dureza; e então todo o rigor, até mesmo na justiça, começa a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.