O Continente Inferior

Publicado em 20/05/2004

O Continente Inferior


Ao mesmo tempo, Humboldt, com suas viagens, não só restituía o sentimento de natureza e sua visão positiva da flora americana, como se opunha às teses mais detratoras que negavam aos indígenas a "capacidade de civilização". De outro lado, nesse mesmo contesto, tomaram correntes mais pessimistas, que anunciam uma visão negativa acerca desses povos e de seu território. Partindo da observação do pequeno porte dos animais existentes na América e do aspecto imberbe dos nativos, Buffon pretendia ter encontrado um continente infantil, retardado em seu desenvolvimento natural. Na visão do naturalista, portanto, a natureza não se mostrara pródiga nem vital e repleta de energia criadora naquele lugar. E era assim que a designação "Novo Mundo" passava a se referir mais a formação telúrica da América do que ao momento da colonização.

O autor introduzia um viés original, ao utilizar a idéia de degeneração para designar o novo continente e suas gentes. Assolados por uma incrível preguiça e pela falta de sensibilidade, por uma vontade instintiva e uma evidente fraqueza mental, esses homens seriam "bestas decaídas", muito afastadas de qualquer possibilidade de perfectibilidade ou civilização.


1. O CONTINENTE INFERIOR

Ganhavam forma, dessa maneira, duas imagens mais negativas: um mundo gasto e degradado, de um lado; um mundo inacabado e imaturo, de outro.

A América não apenas imperfeita mas também decaída, e assim estava dado o arranque para que a tese da inferioridade do continente, e de seus homens, viesse a se afirmar a partir do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.