O Caso dos Exploradores de Caverna e Concurso de Pessoas

Publicado em 22/04/2003

(artigos 29/31 do C.P.)

INTRODUÇÃO

A conduta delituosa positiva ou negativa na esfera penal, pode ser praticada por mais de um homem, portanto poderá haver casos em que se verificará a ocorrência de várias condutas referente a distintos sujeitos. Neste caso, o código Penal na parte geral e no seu artigo 29, emprega a expressão "concurso de pessoas" positivando a infração penal realizada por vários indivíduos. O concurso de pessoas foi conceituado como sendo a ciente e voluntária participação, de duas ou mais pessoas, na mesma infração penal. Afere-se deste conceito uma definição que terá como escopo apenas condutas dolosas.

Denominou-se concurso de pessoas eventual aquele que ocorre quando a infração praticada é monossubjetiva, ou seja, a que permite que uma só pessoa pratique a conduta descrita no tipo. Visualizou-se que um fato humano, analisado e observado isoladamente, apesar de constituir-se irrelevante penal, pode tornar-se típico – em função das regras gerais adotadas pelo Código no que concerne ao concurso de pessoas – tendo em vista a adequação típica de subordinação mediata, bem como vislumbrou-se a hipótese de, num crime unissubjetivo, várias pessoas praticarem a conduta descrita no tipo penal (como exemplo, o roubo praticado mediante a utilização de arma, em que um dos agentes ameaça a vítima com o instrumento e o outro arrebata a coisa móvel alheia).

Nesta ordem de idéias, surge a questão, proposta pela doutrina: o concurso de pessoas pode ocorrer seja quando várias pessoas praticam a conduta descrita no tipo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.