O Casamento E O Poder Familiar

Publicado em 30/01/2007

No direito antigo, a estrutura autocrática da família, alicerçada no principio da autoridade, constitui a noção de pátrio poder em termos rígidos e severos. Não lhe faltou a influência religiosa, tendo em vista que o chefe da família – pater – era ao mesmo tempos o chefe do culto doméstico. Na Grécia era assim, não obstante os monumentos históricos permitirem o deslocamento da autoridade do pai atingido pela senectude ao filho mais hábil.

No Direito Romano, os textos são o testemunho da severidade dos costumes, atribuindo ao pater familias a autoridade suprema do grupo, concedendo-lhe um direito de vida e de morte sobre o filho. Nem a evolução dos costumes, nem o direito da cidade puderam abrandar o rigor deste poder soberano. A partir da Republica, houve ligeiro decréscimo. Mas, somente a partir do século II, é que se vislumbrou a significativa diminuição desse poder.

Esta sobrevivência da rigidez na severidade do pátrio poder em Roma, diversamente do que ocorreu na Grécia, onde mais cedo se abrandou, deve-se ao fato de Roma ter conservado a economia agrária, ao contrário do povo helênico, que foi sobretudo comerciante e marítimo.

O código de 1916, no seu contexto original, ficou mais na linha das nossas tradições atribuindo o pátrio poder ao marido, e em sua falta à mulher (art. 380). A mulher bínuba perdia quanto aos filhos do primeiro leito a quem seria dado o tutor (art. 393). O filho natural ficava sob o poder do pai ou da mãe que o reconhecesse, e se o fizesse ambos, do pai, salvo se o juiz decidisse diversamente, no interior do menor. O filho adotivo saia do poder do pai natural e incidia no do adotante.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.