O Aluguel-pena no Código Civil de 2002

Publicado em 28/02/2005

ARTIGO: O Aluguel-pena no Código Civil de 2002


O presente artigo traz à baila a vigência ou revogabilidade do atual artigo 575 do Código Civil de 2002, correspondente ao artigo 1.196 do Código Civil de 1916. Trata, pois, este dispositivo legal sobre o aluguel-pena, ou também aluguel de permanência ou de arbitragem, deliberado unilateralmente pelo locador, pela ocupação indesejável do locatário no imóvel.

Alvo de grande discussão doutrinária foi a aplicação, ou melhor a revogação ou não do artigo 1.196 do Código Civil de 1916, assunto este ainda não unânime na doutrina e jurisprudência sobre o chamado aluguel-pena, arbitrado pelo Locador quando da permanência do Locatário de forma ilícita, tendo em vista a resistência do locatário a restituição da coisa.

Reacendeu a polêmica sobre a legalidade da aplicação do aluguel-pena com a entrada em vigor do Código Civil de 2002.

A lei do Inquilinato concede duas opções ao locador, quais sejam: permanecer inerte e prorrogando o contrato de locação, que passará a vigorar por prazo indeterminado, na forma do disposto no artigo 46, § 1o da Lei 8.245/91; ou, o locador se opor à prorrogação da locação, notificando o locatário para restituir o imóvel, sob pena de lhe ser arbitrado aluguel pelo locador. É desta segunda hipótese que trataremos a seguir.

Primeiramente, um breve histórico sobre a legislação atinente aos contratos de locação urbana.

O Decreto n. 24.150 de 20 de abril de 1934 regulamentou as locações para fins…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.