Normas Constitucionais

Publicado em 22/04/2003

Tão poucos autores negam juridicidade as normas constitucionais programáticas.

Seriam normas sem conteúdo imperativo, por impraticabilidade. Del Vecchio, referindo a algumas normas programáticas da Constituição italiana, diz que impõem dever propriamente moral, antes que jurídico. Seu art. 4º não é senão o enunciado solene de um programa político que deveria ser traduzido em lei.

Sua juridicidade, contudo, deve ser afirmada só pelo fato de constarem de um texto de lei.

Crisafulli, que dissecou sucessivamente a temática das normas programáticas sustentou-lhes a juridicidade regulam comportamentos públicos destinados.

Ora, se elas impõem certos limites a autonomia de determinados sujeitos, privados ou públicos, ditam comportamento públicos em razão dos interesses a serem regulados, nisso claramente se encontra seu caráter imperativo. Por outro lado, criam uma situação não apenas de expectativa, mas de vantagem efetiva.

Pontes de Miranda fala em regras jurídicas programáticas como algo que era político partidário, cerceando-se, com isso, a atividade dos legisladores futuros, que no assunto programado não podem ter outro programa.

A doutrina em geral afirma o caráter vinculativo das normas programáticas, o que vale, dizer que perdem elas, também cada vez mais, sua característica de programas, a ponto de procurar nova nomenclatura para defini-los, como normas que expressam apenas uma finalidade que sua vinculatividade vem sendo reconhecida significa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.