Noção de Família nos Textos Jurídicos dos séculos XIX e XX

Publicado em 22/04/2003

NOÇÃO DE FAMÍLIA NOS TEXTOS JURÍDICOS DOS SÉCULOS XIX E XX


Após analisarmos o texto "A família nos textos jurídicos", ficou evidenciado que até o século XVIII, o casamento era feito através de uma espécie de contrato entre as famílias dos nubentes, onde a família do noivo doava a arras à noiva, uma espécie de compra a sua família, enquanto a família da noiva fazia a doação do dote, dando um caráter nada religioso ao casamento.

Usou-se como regime de bens a "carta metade" na legislação brasileira copiando o adotado em Portugal até a segunda metade do século XIX, onde passou a adotar a "comunhão universal de bens", atitudes essas no intuito de garantir a indissolubilidade do casamento, assim como a maior estabilidade conjugal.

Mostra-se também o caráter financeiro do casamento, a não aceitação dos filhos ilegítimos no século XIX na partilha dos bens e até no direito de receber alimentos, onde o Código Napoleônico proibiu a investigação de paternidade, e o reconhecimento destes só poderiam ser feitos por testamento. Já os jusnaturalistas faziam apologias da não diferença entre filhos legítimos e ilegítimos, enquanto os positivistas defendiam o contrário.

Outra questão entre os juristas do século XIX era a separação dos conjugues, suas condições e requisitos. Isto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.