Nexo Causal

Publicado em 26/05/2005

Nexo Causal


Resumo

Geralmente, a relevância social da conduta proibida advém da produção do resultado naturalístico indesejado. Um primeiro exame poderia concluir que, se a existência do crime depende do resultado, não existe crime sem resultado.

Nos crimes de resultado, a consumação depende da produção do evento naturalístico previsto no tipo. Nesses casos, o aspecto objetivo do crime somente se caracteriza com a produção do resultado.

A relevância jurídica do antecedente é fator preponderante da definição da causalidade jurídica. Parece haver confusão entre imputação objetiva e subjetiva do resultado. A primeira concepção orienta a formulação da teoria da condição simples, ou da equivalência dos antecedentes.

A identificação da causalidade, na perspectiva da teoria da condição simples, não se orienta por qualquer definição do que seja penalmente relevante.

A idoneidade do antecedente é apurada com auxílio da experiência que revela, de maneira objetiva, ser ordinária a produção do resultado pela atuação da causa. A consideração da inadequação da contribuição à cadeia causal pode, ainda, excluir da causalidade determinado antecedente considerado insignificante. A teoria da causalidade adequada não é verdadeiramente uma concepção de causalidade, mas um critério supletivo da teoria da equivalência que orienta a imputação objetiva. Por isso, corrige as deficiências da teoria da equivalência…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.