Nascituro

Publicado em 22/04/2003

NASCITURO "CORRENTE DOUTRINÁRIA"


Clóvis Bevilaqua
acompanhou a doutrina do direito anterior, defendida por Teixeira de Fretas, Nabuco e Felício dos Santos, que admitiu a personalidade anterior ao nascimento, porque a proteção de seus cômodos é uma forma de reconhecer direitos ao nascituro. Por isso o Projeto de Código Civil brasileiro, elaborado em 1899, enunciava que a personalidade civil do ser humano começava com a concepção, sob a condição de nascer com vida. Essa posição decorria da doutrina que entendia a impossibilidade de se configurar a existência de direito sem sujeito. Na verdade os direitos assegurados ao nascituro encontram-se em estado potencial, na dependência do nascimento com vida para que se cristalize. Se ele nasce morto, aqueles direitos não se constituem. Assim antes do nascimento o nascituro não é sujeito de direito, nem se lhe reconhece personalidade.

O Código Civil apartou-se da orientação do Projeto, vinculou a personalidade ao nascimento com vida e ressalvou os direitos do nascituro.

De acordo com Clóvis Bevilaqua, o nascituro não tem personalidade, mas como adquire direito se nascer com vida, o direito age como se ele a tivesse. O que se dá é uma proteção assegurando-se-lhe os eventuais direitos que ira adquirir se nascer com vida.

De acordo com o nosso direito, na concepção de Darcy Arruda Miranda, a personalidade civil do homem começa do nascimento com vida e termina com a morte. Nascido que seja, ainda que apenas respire e morra em seguida, o ser humano já adquiriu personalidade, isto é, já se tornou sujeito de direitos, para adquiri-los e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.