MST – A Luta Pela Terra

Publicado em 27/11/2005

Os portugueses foram os primeiros invasores do Brasil obrigaram nossos índios a trabalhar, vestir roupas, adorar um só Deus. Podemos dizer que aqui foi o início da luta pela terra.

A primeira apropriação das terras, deu-se em 1.822 com a divisão do país em capitanias hereditárias as terras foram tomadas pelos nobres portugueses, os donatários podiam explorar a terra desde que paga-se impostos a Coroa a terra foi dividida em 15 faixas de 150 a 600 Km de largura estendendo-se do litoral ao interior até a linha imaginária de Tordesilhas. Os donatários deveriam explora-la e povoa-la em troca tinham vários direitos como aprisionar índios, estariam livres de pagar impostos sobre a venda do pau-brasil e de escravos, podiam ainda fundar vilas as quais podiam ter câmaras e municípios.

Algumas capitanias não prosperaram por falta de recursos ou falta de interesses de seus donatários.

No final do século XVI apenas Pernambuco e São Vicente apresentava algum progresso, com o cultivo da cana de açúcar.

6.1 Sesmarias

O sesmeiro tinha direito a posse, mas o rei de Portugal, ficava com o domínio, a terra não era propriedade do sesmeiro. Se ele não a usasse para produzir um determinado tempo o prazo variava até 2 anos, teria que devolve-la ao rei. Este podia concede-la a outra pessoa, as benfeitorias lá feita de quem as construiu podia ser vendida a terceiros. Até o século XVIII só podia receber sesmarias, os brancos, puros de sangue e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.