Monografia: União Estável: Direito e deveres dos Companheiros

Publicado em 07/05/2010

Trata-se de um negócio celebrado por duas pessoas que mantém relacionamento amoroso – namoro, em linguagem comum – e que pretendem, por meio da assinatura de um documento, a ser arquivado em cartório, afastar os efeitos da união estável.

E logo em seguido o mestre assevera que “pensamos que o ‘contrato de namoro’ é, tão-somente, uma írrita tentativa de se evitar o ‘inevitável’” (GAGLIANO, 2006, p.1).

Evitar o inevitável. Essa frase significa que, como a união estável decorre de fatos, se esses fatos estiverem presentes, o contrato de namoro não era evitar o reconhecimento da união estável, que já existe.

 

1.6 Conversão da união estável em casamento

Dispõe o art. 1.726 do Código Civil que “A união estável poderá converte-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil”.

Como se extrai da leitura desse dispositivo, o pedido de conversão é requerido ao juiz, que, após o deferimento, será feito o assento no Registro Civil. Diferente do casamento, na conversão não é necessário o processo de habilitação. Apensar disso, é absolutamente imprescindível que se prova que não há impedimentos.

Como a conversão não produz efeitos pretéritos em nada praticamente se diferencia do casamento. E como a conversão…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.