Modalidades de Provas no Processo Civil

Publicado em 07/10/2003

Art. 131 do CPC diz que "O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento".

Art. 366 do CPC: "Quando a lei exigir, como da substância, o instrumento público, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta".

Na apreciação da prova, o juiz formará livremente o convencimento. O texto exige que a convicção se forme em face dos fatos e circunstâncias constantes dos autos.É lhe vedado valer-se de fatos e circunstâncias que não tenham sido trazidos para o processo.

Na formação da convicção o juiz não poderá dispensar as regras legais quanto à forma e à prova dos atos jurídicos. Sempre que o ato dependa de forma especial, não poderá ser admitida a sua prova por outro meio senão a que revestir aquela forma.

O juiz é obrigado a considerar as regras legais referente à forma dos atos jurídicos estabelecidos, especialmente as dos artigos 212 a 232 do CC e dos artigos 343 § 2º, 350,351,364 e ss., 401 e outros do CPC, Art. 334, nº IV, 335.

Além desses "condicionamentos", terá o juiz que motivar sua convicção. Terá que dizer quais os fatos e circunstâncias e quais as provas que influíram na formação do seu convencimento (Ver art. 131 CPC).

Tendo em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.