Meios Processuais de Proteção dos Direitos Coletivos

Publicado em 22/04/2003

MEIOS PROCESSUAIS CONSTITUCIONAIS DE PROTEÇÃO AO DIREITO COLETIVO


1-Introdução


As necessidades individuais podem ser vinculadas umas as outras, quando sua origem e o resultado almejados são os mesmos, como o que se verifica com os sujeitos unidos em grupos ou categoria, por meio de associações ou sindicatos. Trata-se de autentica condensação dos interesses individuais de associados ou de trabalhadores, em torno de um interesse comum, ao qual a doutrina denomina coletivo. Pressupõe-se assim, uma relação jurídica.

Os ordenamentos jurídicos em geral passaram a reconhecer a importância da defesa dos interesses coletivos, por meio de associações (art. 5º, XXI,CF) e sindicatos (art. 8º, III, CF, bem como art. 511, da CLT)

O interesse coletivo é de natureza transindividual e objeto individual, verificando-se a titularidade coletiva do direito, por meio da comunhão, e do bem, através do condomínio.

2 - Ação Popular

A ação popular tem como origem remota o direito romano. Apesar de a sociedade de então nem sequer possuir plenamente delineada a noção de Estado, não era de estranhar a existência desse instituto, cujo objetivo final residia na proteção da res publica. O instituto, refloresceu no direito moderno trazendo algumas de suas características iniciais, ingressou em nosso plano constitucional em 1934, foi retirado em 1937 e retornou em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.