Medidas de Segurança

Publicado em 22/04/2003

DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA 


1 – Considerações históricas

FOUCAULT (1991, 22-25), que trata do assunto com muita sabedoria contribui no esclarecimento da evolução do julgamento dos doentes mentais e da medida de segurança prevista pelo código penal francês. Informa que faz 150 ou 200 anos que a Europa implantou seus novos sistemas de penalidade. Desde então, os juízes, pouco a pouco, passaram a julgar coisa diferente além dos crimes: "a alma dos criminosos. Outra verdade veio penetrar na mecânica judicial, requerendo que a afirmação de culpabilidade seja um estranho complexo científico-jurídico. Surge assim a questão da loucura que, de acordo com o código francês de 1810, não há crime sem delito se o infrator estava em estado de demência no instante do ato. A possibilidade de invocar a loucura excluía a qualificação de um ato como crime na alegação de ter o autor ficado louco. Não era a gravidade do gesto que se modificava, nem a pena que devia ser atenuada, o próprio crime desaparecia. Era, assim, impossível declarar alguém ao mesmo tempo culpado e louco. O diagnóstico da loucura não podia ser integrado ao juízo, ele interrompia o processo e retirava o poder da justiça sobre o autor do ato."

Os tribunais do século XIX, interpretando o sentido do artigo 64 do código penal francês, se equivocaram e apesar de vários decretos do Supremo Tribunal de Justiça determinando que o estado de loucura não poderia acarretar nenhuma pena moderada, nem absolvição, mas uma improcedência judicial. Esses Tribunais, discordando do Supremo Tribunal de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.