Medidas de Segurança

Publicado em 22/04/2003

Medidas de Segurança

1. Considerações Históricas

Dualismo do Sistema Punitivo

A partir do começo deste século, o Direito Penal passou a praticar dois tipos de sanção como resposta ao comportamento delituoso: a pena, milenarmente praticada em todas as épocas e em todos os lugares, e a medida de segurança. Essa, defendida pelo positivismo criminológico, desde o final do século XIX, tem como objetivo específico o tratamento psiquiátrico e, eventualmente, ético-social do indivíduo infrator, que tenha agido sem necessária capacidade de discernimento do caráter ilícito de sua conduta. Já a pena, embora vise também a reinserção social do delinqüente, conserva inegavelmente sua natureza aflitiva, de castigo pelo crime cometido de forma censurável, segundo os padrões da moral imposta ao grupo social.

O projeto positivista original, é preciso ressaltar, era bem mais abrangente e ambicioso, pois preconiza o desaparecimento da pena retributiva e aflitiva, substituída que seria, pura e simplesmente, pela medida de segurança. Prevaleceu, no entanto, o sistema dualista de penas (aplicáveis aos que tenham agido com culpabilidade) e de medidas de segurança (aplicáveis aos que tenham agido sem culpabilidade, mas que apresentem periculosidade para a vida social).

Histórico

Uma das propostas defendidas pela Escola Positivista, no final do século…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.