Mandado de Segurança Individual

Publicado em 22/04/2003

MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL


I - CONCEITO

O mandado de segurança foi previsto pela primeira vez, na Constituição Federal de 1.934, sendo extinto na Constituição de 1937 e reaparecendo na Constituição de 1946.

Ele surge como decorrência do desenvolvimento da doutrina brasileira do habeas corpus. Ocorre que a Emenda Constitucional de 1926 restringiu o uso dessa medida e os doutrinadores passaram a procurar outros institutos para proteger os demais direitos. Dessa forma procurando soluções para as hipóteses de ofensa ao direito liquido e certo, e amparado por outros institutos jurídicos institui-se o mandado de segurança.

Sendo este uma ação judiciária concedida com a finalidade de proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, alguém sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça, conforme o artigo 5º, LXIX, da Constituição Federal de 1988, e Lei 1.533/51, em seu artigo 1º.


II - NATUREZA PROCESSUAL

Mandado de Segurança é a ação civil de rito sumário especial, destinada a afastar ofensa individual ou coletiva, através de ordem corretiva ou impeditiva da ilegalidade a ser cumprida pela autoridade coatora, pelo qual, qualquer pessoa pode provocar o controle jurisdicional quando sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.