Mandado de Segurança Coletivo Ambiental

Publicado em 01/04/2005

Na verdade, ele resulta do desdobramento do habeas corpus, em decorrência de ter esse instituto sofrido limitação de uso, após a Emenda Constitucional de 1926, somente aos casos de comprovado prejuízo do direito individual de locomoção.

A partir de então, preocuparam-se os autores na busca de outro remédio jurídico, apto a assegurar direitos não amparados pelo habeas corpus.

Indalécio Gomes Neto enfatiza que:

"Muitos dos instrumentos jurídicos que hoje permeiam o nosso direito processual nasceram da pressão das necessidades, que não raro acabaram por ditar a solução, que o legislador acabou traduzindo em alguma forma de procedimento. Diferente não foi o que ocorreu com mandado de segurança, pois não havia como deixar sem solução determinadas situações jurídicas que não encontravam, e ainda hoje não encontram, no quadro das ações e dos recursos, a proteção adequada.

Pois bem, a necessidade de solução rápida de certas situações atípicas, exigiu, então, a criação de um instituto processual capaz de reintegrar imediatamente o direito violado."

Recepcionada integralmente pela atual Constituição Federal, a Lei do Mandado de Segurança coletivo (nº 1.533, de 12 dezembro de 1951), nunca esteve tão atual.

A CF de 1988 dispôs acerca do instituto da seguinte forma:

"art. 5º / LXIX – conceder-se á mandado de segurança para proteger direito liquido e certo, não amparado por hábeas corpus ou hábeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.