Livramento Condicional

Publicado em 02/05/2005

Uma exceção: a condenação por prazo menor que dois anos que não receba o "sursis", em razão da reincidência em crime doloso, permite o livramento condicional desde que cumprida metade da pena. É o que deixa claro o art. 83, II, do Código Penal.

5.1.3 Cumprimento de fração da pena, com critério variável, pela seguinte forma:

  • mais de um terço, se não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes (CP, art. 83, I);
  • mais de metade, se reincidente em tal tipo de delito (CP, art. 83, II);
  • mais de dois terços, em tratando-se de crime hediondo, de tortura, de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou de terrorismo, vedando-se a concessão para os reincidentes nestes delitos. É o que diz o art. 83,V, do Código Penal, com redação dada pela Lei n.º 8.072/90.
5.1.4 Reparação do dano decorrente do ilícito, salvo efetiva impossibilidade de fazê-lo (CP, art. 83, IV). Não pode postular o benefício o sentenciado que, não demonstrando haver satisfeito as obrigações civis resultantes do crime, igualmente não faça a prova da impossibilidade, ainda que temporária, de reparar o dano causado pelo delito.

5.2 REQUISITOS SUBJETIVOS

Os requisitos subjetivos estão contidos no inciso III, do art. 83 e diz respeito ao bom comportamento carcerário e à aptidão para prover sua subsistência através de trabalho honesto.

Os elementos subjetivos são traduzidos pelo que se segue:

5.2.1 Bons antecedentes (art. 83, I, segunda parte), isto é, não ser criminoso habitual, não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.