Livramento Condicional

Publicado em 22/04/2003

Segundo Damásio "no sursis não se exige que o réu inicie o cumprimento da pena, o que não acontece no livramento condicional". No livramento condicional o apenado obrigatoriamente tem que cumprir uma parte da pena aplicada. Os não reincidentes em crimes dolosos e com bons antecedentes deverão cumprir mais de um terço da pena imposta e o reincidente mais da metade. O sursis, que significa suspensão, deriva de "surscoir", suspender. Assim para Aníbal Bruno, a "suspensão condicional da pena é o ato pelo qual o juiz, condenando o delinqüente primário, não perigoso, á pena detentiva de curta duração, suspende a execução da mesma, ficando o sentenciado em liberdade sob determinadas condições". Não iniciando o réu o cumprimento da pena, ficando então em liberdade condicional, por um período, denominado período de prova.

O período de prova no "sursis" vária de dois a quatro anos, artigo 77 caput, do Código Penal, e sendo o condenado maior de setenta anos de idade, o prazo varia de quatro a seis anos, desde que a pena não seja superior a quatro anos, artigo 77 § 2º do Código Penal. Sendo contravenção, o prazo varia de um a três anos, Lei de Execução Penal artigo11. No livramento condicional, o período de prova corresponde ao tempo de pena que resta ao liberado cumprir.

Se durante o período de prova houver revogação do "sursis" o condenado cumprirá a pena total que se achava com a execução suspensa, como afirma Bitencourt, "a revogação do sursis obriga o sentenciado a cumprir integralmente a pena suspensa, independentemente do tempo decorrido de sursis". Revogado o livramento…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.