Linguagem e Persuasão

Publicado em 28/04/2005

Linguagem e Persuasão


1) Informação sem persuasão?

Dificilmente haverá informação sem persuasão. É muito difícil encontrarmos discursos que fogem a persuasão, pois a maneira de interpretação do receptor é dirigido por um emissor.


2) A tradição retórica

A expressão verbal nasceu entre os gregos sendo que com a democracia, eles tinham que expor suas idéias em público, e assim manejar suas formas de argumentação.

Podemos notar a influência dos sofistas e tribunos que tentavam mudar conceitos pré formados.

Foram criadas disciplinas nas escolas que aperfeiçoassem o domínio da palavra, sendo que a preocupação não era somente com a fala propriamente dita, mas a maneira de se usar ela, tarefa esta dedicada a retórica onde começa-se a estudar a linguagem não enquanto "língua" mas enquanto "discurso’, mostrando como construir palavras visando o convencimento do receptor.

A retórica clássica

A obra a arte retórica de Aristóteles foi o marco inicial de como se fazer um texto persuasivo. A retórica tem, para Aristóteles, algo de ciência, ou seja, é um corpus com determinado objeto e um método verificativo dos passos seguidos para se produzir a persuasão.

Em uma de suas citações Aristóteles nos autoriza a deduzir…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.