Liberdade Sindical: Uma Necessidade de Mudanças

Publicado em 08/11/2004

Os exemplos supracitados ilustram de maneira bastante clara a celeuma que é o tema da contribuição compulsória. Arriscamos a afirmar que o problema se encontra num aparente, porem sucinto, desvio de finalidade dos sindicatos no Brasil atualmente. Muitas das vezes os sindicatos não inspiram confiança nos próprios trabalhadores, o grau de politicagem é bastante intenso, as "negociações" com os patrões muitas vezes não correspondem ao almejo da massa trabalhadora e sim ao de uma pequena parcela dirigente do sindicato. Necessária se faz a limitação ao princípio da unicidade para que haja concorrência entre os sindicatos para que os mesmos possam se esforçar ao máximo para a defesa dos reais interesses de seus trabalhadores sindicalizados. Como a própria CRFB/88 preceitua, é livre a associação ou sindicalização, portanto livre também é a escolha de contribuir ou não para os sindicatos. Ou seja, com a pluralidade de sindicatos (proposta pela PEC nº.29/2003) e com uma verdadeira defesa dos interesses dos trabalhadores muito provável é o aumento da procura dos trabalhadores pelos sindicatos, bem como o aumento na confiança e credibilidade dessas instituições por parte da classe trabalhadora.

Dessa forma, seguindo ainda a lição de Bobbio, trata-se de questão política e não mais filosófica o problema de se assegurar os direitos dos indivíduos em geral, entre eles os direitos dos trabalhadores.


PERSPECTIVA DE MUDANÇAS

Feita as análises a respeito do sindicato e desdobrada a idéia de liberdade sindical, eis a pergunta que tem levado a grandes discussões doutrinárias,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.