Lei dos Crimes Hediondos: Soluciona ou Piora a Situação do Sistema Prisional Brasileiro?

Publicado em 04/09/2005

Com a proclamação da independência (1822) surgiu a necessidade de imposição de um novo código, que foi sancionado em 1830; e este vem recolher os ecos do movimento humanitário, abolindo os açoites, torturas, marca de ferro quente e todos as penas cruéis. E uma de suas características mais proveitosa é a exclusão da pena de morte para os crimes políticos.

Nesta fase de nossa historia já começa a haver uma sensível proporção entre delito e pena, ou seja, começa a ser implantados mais acentuadamente as penas privativas de liberdade, que exigem a construção de um maior número de prisões.

3.3 – A REPUBLICA

Com a proclamação de nossa república (1889), mais uma vez tivemos a necessidade de ser ordenado por novas leis, fato esse que exigiu a elaboração de um novo código, que foi sancionado em 1890; sendo este o primeiro código penal da república.

A critica aponta que a presa com que este foi concluído causou uma série de defeitos, principalmente excesso de severidade, que resultou numa idéia de reforma três anos depois. No entanto, a parte boa deste dispositivo legal é a abolição da pena de morte.

Depois desta abordagem histórica podemos observar que nosso país originariamente sofreu as mais cruéis e sangrentas penas e que só passou a ter penas mais brandas como a privação da liberdade cerca de 200 anos atrás, e apesar de mais amena que a pena de morte a privação da liberdade nunca foi uma pena justa; sempre deixou a desejar quanto a sua destinação, pois devido às condições carcerárias, o egresso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.