Legítima Defesa

Publicado em 22/04/2003

DA LEGÍTIMA DEFESA


INTRODUÇÃO

Para alguns doutrinadores, o instituto da legítima defesa não possui história, o que sempre existiu, foi a idéia de impunidade do agente que pratica um ato "natural" de defesa, presente em todas as épocas, até mesmo nos períodos bárbaros.

É possível verificar esse preceito segundo a antiga tradição grega explicada por Cícero, ou através do direito canônico, explicado pela igreja através do cristianismo, e em tantos outros diplomas, que atribuía a legítima defesa um caráter de direito natural.

Entre os povos primitivos não havia legítima defesa como nós a conhecemos hoje, e sim uma reação, muitas vezes até mais violenta do que a própria agressão sofrida, que se estendia desde o causador do dano até, por muitas vezes, à sua família.

A legítima defesa nos códigos da Índia, Grécia e Roma eram exercidas para defender o direito à vida e a honra Para os romanos, a ofensa legítima tornou-se uma característica particular derivada do direito de vingança e da privação da paz do agressor injusto.

O direito canônico, tirou da legítima defesa o caráter de "direito" e o converteu em necessidade escusável, submetido a penitências religiosas e à exigência de fuga do agredido, muito embora outorgando o dever de defender terceiros.

Porém no direito Francês, junto com a revolução, renovou-se a tradição romana, e no art. 5º do CP de 1791, previu que no caso de homicídio legítimo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.