Legítima Defesa – Direito Penal

Publicado em 13/03/2006

LEGÍTIMA DEFESA

SÃO PAULO

2005


AGRADECIMENTOS

A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.

Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.

Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.


RESUMO

Origina-se, a legítima defesa, do instituto de conservação do homem, no direito instintivo que este tem de se defender de agressão injusta a direito seu ou a de outrem. E por advir do instinto humano, é naturalmente anterior a toda e qualquer codificação legal, sendo, por este motivo, inderrogável por essas mesmas codificações. Tanto é assim, que a legítima defesa é reconhecida por todos os povos, todos os sistemas morais ou filosóficos.

Na idade média, admitia-se a legítima defesa como justificação completa em se tratando de homicídio:

Quem for perseguido, atacado ou golpeado por armas mortíferas, e que não puder fugir sem dano a si, à sua sorte ou à sua honra, pode, sem incorrer em qualquer pena, garantir a pessoa e a vida com a legítima defesa e não se torna imputável se de tal modo matar o agressor. Não será para isso, obrigado a receber o golpe.

Nos séculos XVI à XVIII, os jurisconsultos invocaram a favor de legítima defesa dois tipos de direitos: o direito divino e o direito humano, fundamentados em um princípio de Direito Natural. Nessa época, a legítima defesa era reconhecida como máxima universal, adotada por todas as nações e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.