Latrocínio

Publicado em 01/12/2003

LATROCÍNIO, ASPECTOS OU QUESTÕES CONTROVERTIDAS DO ARTIGO 157º & 3º in fine, DO CÓDIGO PENAL.

São Paulo – SP

Novembro

2003


1. INTRODUÇÃO.

Um doutrinador chamado Calambra, num obra intitulada Introducion a ciência del direito, disse que o direito existe por causa do homem. Significa que o homem é o centro do universo jurídico e assim o objeto mais relevante da tutela penal do Estado.

Com muita razão nosso legislador abriu a parte especial do Código Penal no crime contra pessoa, dos crimes contra a vida. Com muita razão o Professor Nelson Hungria, disse que nos pudéssemos comparar os crime previstos no Código Penal com uma pirâmide a mais alta sem dúvida seria a do homicídio.

Por ser a mais grave violação do senso ético da sociedade. Agora vejam, o Código Civil diz, que o homem é sujeito de direito e que o Estado tem de garantir esses direitos desde a concepção. Será que dentre esse direitos que o Estado deve garantir esta os direitos da personalidade? Claro que sim. Os direitos da personalidade são aqueles que contemplam a personalidade humana no seu aspecto individual, físico, social e moral.

Por que garantiria apenas direitos patrimoniais? O patrimônio sem a vida não é nada. A vida o bem jurídico no qual gravitam todos os demais. Portanto, é o mais importante. Quando falo em direitos da personalidade podemos dividi-los em categorias:

  • Direito a incolumidade pessoa.
  • Direito a incolumidade moral.
  • Direito a liberdade.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.