Kelsen: O Modelo Kelseano nos Regimes Totalitaristas

Publicado em 08/05/2006

Kelsen: O Modelo Kelseano nos Regimes Totalitaristas


Quando abordamos a Teoria Pura do Direito, observamos que Kelsen não se preocupa com o conteúdo do Direito, mas apenas com sua forma. Desse modo, ao elaborar uma tese científica que pretende ser neutra, qualquer conteúdo oriundo de um processo legítimo nos moldes kelseanos poderia preencher um modelo perfeitamente rigoroso, do ponto de vista da Ciência do Direito e, desta forma, atender a qualquer finalidade ideológica.

Para Kelsen, a normatização jurídica é uma condição de dever-ser, podendo apenas ser questionada sua validade como norma. Já a vontade humana, que produz a norma, é uma condição do ser, sendo, portanto, uma proposição que pode ser questionada como verdadeira ou falsa. Mas para Kelsen, o ser, apesar de conditio sine qua non para a existência do dever-ser, não é conditio per quam. Uma vez que a vontade humana que produz a norma é uma vontade qualificada por outra norma (por exemplo, a vontade de um deputado apresentar um projeto de lei, provem de uma norma que regulamenta as atribuições legais dos deputados), depreendemos que uma norma, em última análise, sempre provem de outra norma. Uma vez que a norma vigente possui validade, a cessação da vontade qualificadora que a originou não implica na perda da validade da norma (no exemplo dado, uma vez aprovada a lei desse deputado, ela continuará em vigor mesmo que esse deputado venha a falecer, e será válida até que eventualmente outra norma a revogue). Poderíamos dizer então que a vontade humana é uma proposição e norma jurídica é uma determinação. Ora, na gênese da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.