Karl Marx e sua Influência no Âmbito do Direito

Publicado em 22/04/2003

4.1 - Materialismo

E quanto ao materialismo, podemos definí-lo como a doutrina filosófica que admite como realidade apenas a matéria. Nega a existência da alma e do mundo espiritual ou divino. Formulado pela primeira vez no século VI a.C. na Grécia, mas ganhou impulso no século XVI, quando assumiu diferentes formas. Para os gregos, os fenômenos devem ser explicados não por meio de mitos religiosos, mas pela observação da realidade. A matéria é a substância de todas as coisas. A geração e a degeneração do que existe obedecem a leis físicas. A matéria encontra-se em permanente metamorfose. A alma faz parte da natureza e obedece às suas leis. Essas teses desenvolvidas pelos gregos são a base de todo o materialismo posterior.


O empirismo inglês e o cartesianismo francês são essencialmente materialistas. No século XVIII, os franceses Julien de la Mettrie (1709-1751), os pensadores da Enciclopédia e Holbach (1723-1789), lançam o materialismo filosófico, doutrina de inspiração anti-religiosa que considera o homem uma máquina e nega a existência da alma, em oposição ao espiritualismo. No século XIX, surge na Alemanha o materialismo científico, que substitui Deus pela razão ou pelo homem, prega que toda explicação científica é de ordem psicoquímica e que o pensamento é apenas um produto do cérebro. Seus principais formuladores são Karl Vogt (1817-1895), Louis Büchner (1824-1890) e Ludwig Feuerbach (1804-1872). O marxismo baseia-se numa concepção materialista da história - denominada materialismo histórico por Friedrich Engels -, pela qual a história do homem é a da luta entre as diferentes classes sociais, determinada pelas relações econômicas da época.


O materialismo dialético é constituído como doutrina por Lenin (1870-1924) e recebe este nome porque sua teoria é materialista e seu método, a dialética.


No início do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.