Jus Obliganationum

Publicado em 04/10/2006

Jus Obliganationum


INTRODUÇÃO

No direito romano existia um conceito unitário de arrendamento resultante de uma relação jurídica uniforme, ou uma variedade de acordos ou convenções, baseados na boa-fé, sem qualquer relação ou conexão entre elas, a não ser a similitude terminológica e o vínculo processual resultante de todas elas se efetivarem através de ações locati e conducti.

Segundo o magistério de Agerson Tabosa

O fundamento da obrigação natural era o direito natural – jus naturele – o que é sempre bom e eqüitativo. Daí o seu nome. A relação entre as partes era antes moral (vinculum aequitatis) do que jurídica, visto que sua quebra não redundava em sanção. Exemplo: a obrigação de um escravo pagar uma compra era natural, pois ele ao tinha capacidade para celebrar contratos. Mesmo assim, pelos efeitos jurídicos que produzia, a obrigação natural sempre foi regulada pelo direito.

Nesse sentido, vejamos as sábias palavras de Miguel Maria de Serpa Lopes:

... o problema da obrigação natural no direito romano permanece ainda confuso, e o que de segurança dele (sic) se pode extrair é reconhecê-lo como uma obrigação não protegida pela actio; a sua pedra de toque estava na interdição da condito indebiti, no caso de pagamento, mesmo por erro (sic), de uma obrigação não civil, nem amparada pela ação. Ao credor pago restava a excetio doli para reter o pagamento recebido.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.