Jurisdição

Publicado em 22/04/2003

Jurisdição


A noção de jurisdição é pressuposto metodológico necessário para que se possa adentrar no campo do direito processual civil.

A forma de resolução dos conflitos passou para as mãos do Estado, mas nem sempre foi assim; o caminho histórico percorrido pelo instituto é longo e vário.

Ao longo da história, num primeiro estágio da civilização, os conflitos de interesses eram resolvidos manu militari, fazendo-se justiça pelas próprias mãos, pois, face do inadimplemento de uma obrigação consistente em satisfazer um débito, o credor, sem que configurasse delito algum, apropriava-se de alguns animais do devedor, cujo valor correspondia ao da dívida. Tem-se, assim, a fase que se costuma denominar autotutela.

Posteriormente, em face de determinado conflito de interesses, escolhia-se, de forma facultativa, um árbitro, isto é, um terceiro estranho e imparcial, que ditava às partes uma solução para as suas contendas. Tem-se, aí, a fase a que a doutrina denomina arbitragem facultativa. No momento histórico subseqüente, a arbitragem, que era facultativa, tornou-se obrigatória. Compulsoriamente, as pessoas em conflito deveriam escolher o terceiro imparcial (árbitro) para que esse ditasse a solução de suas contentas.

A função de resolver os conflitos que havia entre as pessoas, hoje, faz parte das atribuições do Estado, que é a jurisdição.

Essas fases, é evidente, não se sucederam de forma tal que se possa estabelecer um marco divisório nítido entre elas. Na verdade, em quase…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.