Juizados Especiais Cíveis

Publicado em 24/10/2006

O legislador brasileiro promulgou a Lei Federal n° 9.099, em 26 de setembro de 1995, visando a regulamentar a determinação constitucional estatuída no artigo 98, inciso I da C.R.F.B/88, instituindo um novo sistema de aplicação da justiça, com a criação de órgãos próprios, separados da Justiça Comum, dispondo de um procedimento específico e estabelecendo um rol de princípios informativos norteadores do processo perante o Juizado.

Esta nova lei possibilita, dentro do universo que lhe é estabelecido, um passo decisivo contra a morosidade que atinge a Justiça Brasileira, porém sua implantação não é tarefa tão simples quanto possa parecer.

Somente após sete anos de vigência da Constituição Federal de 1.988 é que foi promulgada a Lei n° 9.099/95, que dispõe sobre a criação, funcionamento e processo dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, estabelecendo, em seu art. 1°, a obrigação da sua criação pelos Estados e a pela União.

Manifesta-se Figueira Junior e Lopes:

O legislador não deixou qualquer dúvida a respeito de sua intenção na determinação impositiva da criação dessas unidades jurisdicionais especialíssimas, ao dispor com clareza que "os Estados, Distrito Federal e Territórios criarão e instalarão os Juizados Especiais no prazo de seis meses, a contar da vigência desta Lei". Lamentavelmente, trata-se de regra de natureza programática ou de mera orientação em face da inexistência da sanção na hipótese de descumprimento.

Em virtude do sucesso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.