Juizados Especiais Cíveis

Publicado em 24/10/2006

Mesmo com a obrigatoriedade emanada da Constituição, a criação dos Juizados Especiais estava a depender de lei que estabelecesse normas de processo e de procedimento para o julgamento das causas cíveis de menor complexidade, pois o próprio Texto Constitucional referiu-se as hipóteses previstas em lei, para a transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau. E essa li tinha de ser federal, pois só a União detém competência para legislar sobre processo, nos termos do art. 22, I, da Constituição Federal.

A exposição dos motivos da Lei 7.244, de 07.11.84, é um documento sobre a realidade da Justiça no Brasil daquele período, traçando, ao mesmo tempo, as linhas gerais de atuação dos Juizados de Pequenas Causas.

Brandão e Abreu expõem esses motivos :

Os problemas mais prementes, que prejudicam o desempenho do Poder Judiciário, no campo civil, podem ser analisados sob, pelo menos, três enfoques distintos, a saber: a) a inadequação da atual estrutura do Judiciário para a solução dos litígios que a ele já afluem, na sua concepção clássica de litigiosos individuais; b) tratamento legislativo insuficiente, tanto no plano material como no processual, dos conflitos de interesses coletivos ou difusos que, por enquanto, não dispõem de tutela jurisdicional específica; c)tratamento processual inadequado das causas de reduzido valor econômico e conseqüente inaptidão do judiciário atual para a solução barata e rápida desta espécie de controvérsia (item 3).

Impõe-se, portanto, facilitar ao cidadão comum o acesso a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.