Juizados Especiais Cíveis: Alternativa Legal ou Área de Livre Comércio?

Publicado em 13/11/2004

Logo em seu primeiro artigo, no inciso III, a Constituição Federal consagrou a dignidade humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Ao assim fazer, a Constituição deu ao dano moral uma nova feição e maior dimensão, mas é necessário enfatizar que o mero prejuízo patrimonial não configura dano moral - assinala o desembargador Sérgio Cavalieri, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ).

E ainda enfatiza que não basta, para configurar o dano moral, uma contrariedade, um desconforto, mágoa ou irritação - o que pode levar à banalização do instituto. Sérgio Cavalieri destaca que só pode ser considerada dano moral a agressão que atinja o sentimento pessoal de dignidade que "fugindo à normalidade, provoque sofrimento, vexame e grande humilhação no ofendido".

Mero inadimplemento contratual ou prejuízo econômico não configuram dano moral porque não agridem a dignidade humana. É necessário ser constatada uma duradoura perturbação emocional, tendo-se por paradigma não um homem frio e insensível, tampouco o de extrema sensibilidade, mas sim a sensibilidade ético-social comum.
Mesmo com este alerta, o magistrado admite que os efeitos de um não cumprimento contratual, por sua natureza ou gravidade, pode agravar o aborrecimento normalmente decorrente da perda patrimonial e repercutir na esfera de dignidade da vítima, quando então será configurado também o dano moral.

5.3 O Dano Moral nos Juizados Especiais Cíveis

Como vimos, o instituto veio à discussão como uma forma de se ressarcir bens impossíveis de se mensurar, como a dor, a perda de um ente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.