Juizados Especiais Cíveis: Alternativa Legal ou Área de Livre Comércio?

Publicado em 13/11/2004

O direito ao acesso á Justiça pode ser considerado como um direito fundamental básico na sociedade moderna.

Há que se atentar, portanto, que haja efetividade neste acesso, ou seja, é preciso que se evite a ocorrência de desigualdades nos méritos jurídicos, embora estas possam ocorrer fora do contexto da Justiça. Ou seja, mesmo que antagônicas financeiramente as partes, o desfecho de uma lide usando-se do Poder Judiciário não se correlacionará com o posicionamento social.

A verdadeira efetividade pode ser traduzida na expressão "igualdade de armas" como afirma o ilustríssimo Mauro Cappelletti, sendo certo que o desfecho de uma lide independa de diferenças que sejam estranhas ao Direito.

Quando se reporta a idéia da perfeita efetividade, concluímos que esta é no mínimo utópica, uma vez que ainda existem obstáculos, tanto inerentes ao próprio sistema bem como à própria sociedade, a serem transpostos.

Falar em efetividade pressupõe de um lado, falar sobre a reestruturação do Judiciário, enquanto por outro lado pressupõe falar sobre alteração de leis e, ainda, sobre mudança da mentalidade da sociedade.

Enquanto as reformas não vêm, a luta não pára: outros procedimentos que, no mínimo, reduzam os obstáculos porventura antepostos à efetiva prestação jurisdicional são necessários, afim de que o cidadão seja ouvido nas instituições julgadoras e tenha respostas satisfatórias em tempo oportuno. Bons exemplos são a criação e a ampliação dos juizados especiais, destinados a racionalizar o trabalho da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.