JUIZADO ESPECIAL CIVEL

Publicado em 24/11/2008

 

Do Juiz Leigo

O juiz leigo, como mero auxiliar da justiça, responde pela fase instrutora do processo, coletando provas e decidindo os incidentes que possam interferir no desenvolvimento da audiência de instrução e julgamento, e como o próprio nome está a indicar, não dispõe das garantias constitucionais inerentes aos magistrados, conferidas pelo art. 95 da Constituição Federal, expressas na vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos.

 

Do juiz togado

O juiz togado terá sempre o poder de supervisionar o trabalho destes auxiliares (juizes leigos e conciliadores), podendo mandar repetir atos processuais ou produzi-los pessoalmente.

g) competência para homologar conciliação: competência proferir sentença;

O conciliador não preside fase de instrução, não podendo portanto proferir sentença. O juiz leigo pode proferir sentença, sendo que esta deve ser homologada por um juiz togado – alguns autores defendem que o juiz leigo não profere sentença, ele simplesmente elabora uma proposta de sentença que poderá ou não ser aceita pelo juiz togado.

h) os recursos nos juizados especiais;

Vigora nos juizados especiais cíveis a regra da irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias. Em sendo assim, não é admitido o recurso de agravo, nem mesmo quando destinado a destrancar outro recurso. As…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.