Intervenção de Terceiros

Publicado em 22/04/2003

A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS




INTRODUÇÃO


Como comentário que antecede o inicio de nossa tarefa, ressaltamos que todo assunto é de suma importância (até mesmo por sua grandiosidade) dentro deste respeitável universo do Direito Processual Civil, e por isso merece especial atenção por parte dos pesquisadores acadêmicos. Não podendo ser diferente, o instituto da Intervenção de Terceiros jamais fugiria a esta regra, prestigiando com sua riqueza de detalhes o sistema processual brasileiro, o qual, aplicado juntamente com nosso código de leis, serve de estrela guia a todos os poderes jurídicos nesta árdua empreitada de levar a prestação jurisdicional a tantos quantos forem possível, buscando aquilo que mais se aproxima do ideal de justiça.


Entre os temas da Parte Geral do Direito Processual Civil, um dos que apresentam maiores dificuldades é o que se refere à Intervenção de Terceiros. Segundo Vicente Greco Filho, as dificuldades vão desde a falta de bibliografia nacional, podendo passar, também, pela grande divergência existente na bibliografia estrangeira, a qual nem sempre é aplicável aos institutos nacionais. Segundo ele, a intervenção de terceiros não apresenta uma sistemática ideal, até porque, sob a mesma denominação, encontram-se institutos de naturezas diversas.


Como exemplos temos a assistência, caso típico de intervenção de terceiros e que está fora do capítulo do próprio código.


O problema da sistematização do assunto, seguindo ainda linha de seu raciocínio, nasce da dificuldade de se conceituar parte e, consequentemente, terceiros, pois a palavra parte "não é usada em sentido unívoco pelo legislador" e cita CHIOVENDA, que diz que convém ter em conta não tanto a letra da norma legal que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.