Intervenção de Terceiros

Publicado em 03/08/2006

3.1.2 Procedimento (art. 64)

3.1.3 Atitudes a serem tomadas pelo autor

3.1.1.1 Aceitar expressamente a nomeação (art. 65)

3.1.1.2 Abster-se de manifestar, caso em que se presume aceitação (art. 68).

3.1.1.3 Recusar a nomeação (art. 65)

PS.: Em nenhum caso o autor está obrigado a aceitar a nomeação feita pelo réu, também o nomeado não está obrigado a aceitar a nomeação. (art. 162 § 2° e art. 522).


4. CHAMAMENTO AO PROCESSO


O Instituto do chamamento ao processo, última modalidade da figura processual denominada intervenção de terceiros contemplada em nosso código de processo civil em seus artigos 77 a 80, trata da possibilidade de se integrar o pólo passivo da demanda, convocando ao processo para figurar na condição de co-réus, coobrigados pela obrigação demandada pelo autor, podendo, para tanto, até a prolação da sentença, oferecer tanto ao autor como ao réu, a oposição que entender cabível. A finalidade do instituto é, portanto, favorecer o devedor que está sendo acionado, porque amplia a demanda, para permitir a condenação também dos demais devedores, além de lhe fornecer, no mesmo processo, título executivo judicial para cobrar deles aquilo que pagar.

O chamamento ao processo nada mais é do que uma modalidade de litisconsórcio passivo, sendo admissível, como visto, o chamamento do devedor, nas ações em que o fiador for réu ou dos outros fiadores quando apenas um deles tenha sido citado para a ação.

É admissível também o chamamento ao processo de todos os devedores solidários…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.