Intervenção de Terceiros

Publicado em 22/04/2003

Intervenção de Terceiros


Preliminarmente, convém dissecarmos sobre a definição de terceiros. No plano material, um contrato de compra e venda, terceiro será todo aquele que não for nem o comprador, nem o vendedor, nem mesmo o intermediário do mesmo negócio jurídico.

No plano do direito processual, suponhamos uma relação jurídica processual pendente entre A, como autor, e B, como réu, apresentam-se como terceiros C, D, E etc., ou seja, todos os que não forem partes no processo em epígrafe. Em outras palavras, "terceiras pessoas", podem, em razão do interesse que tenham na causa entre duas outras, nela devendo ou podendo intervir. Somente no momento da intervenção, é que o terceiro torna-se parte no processo pendente.

Tal procedimento, deve-se a necessidade de diminuir o número de processos e evitar resultados contraditórios.

Destarte, a intervenção de terceiros somente deverá ser aceita quando o terceiro for juridicamente interessado no processo pendente.

Existem vários casos em não implica a intervenção de terceiros, assim como segue:

  • litisconsortes;
  • a substituição da parte no curso do processo. Falecido o réu B, seus herdeiros, C e D, não serão terceiros, mas sim sucessores, ao ingressarem no processo substituindo o extinto;
  • a sucessão. Se a empresa A for incorporada pela empresa B, assumindo esta a posição de parte nos processos de que participava a empresa incorporada.
  • as pessoas que atuam no processo por dever funcional - servidores da justiça,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.